ContConnect

As vantagens de uma contabilidade digital!

As vantagens de uma contabilidade digital!

Em consequência dos contínuos efeitos da globalização, é indubitável que o cotidiano em que vivemos tem se tornado cada vez mais tecnológico, desde a forma de nos comunicarmos até a criação de veículos autônomos, e com os serviços contábeis não seria diferente.

Desde a última década, um termo que ressoa entre os profissionais da área é o da “contabilidade digital”, ou em outras palavras, a possibilidade de realizar todas as transações contábeis num ambiente eletrônico ao invés de utilizar papéis, o que num contexto de competitividade e produtividade tem se tornado não mais um diferencial, mas sim uma exigência. Como é possível deduzir, os benefícios da adoção deste tipo de tecnologia são diversos, e os principais deles clarificar-se-ão no que se segue.

Aderir a tendência da digitalização é, sobretudo, assumir uma postura respeitosa para com o meio ambiente, pois o uso excessivo de papel acarreta, ainda que involuntariamente, num desmatamento desnecessário, o que implica também na emissão de toneladas de CO2 para produção e transporte do material, e no gasto descomunal de água para sua limpeza e fabricação. Nesse sentido, agir de forma ambientalmente consciente não só agrega numa boa imagem da empresa, como também se tornou uma obrigação moral nos dias atuais.

Uma das principais vantagens da contabilidade digital para o seu negócio é a possibilidade de receber atualizações em tempo real e de maneira organizada, conseguindo-se, portanto, um notável ganho de tempo na contabilização e demonstrações contábeis – tudo isso podendo ser acessado a partir de um clique, através de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Toda essa praticidade permite que o investidor, cliente ou colaborador colete e analise as informações de modo breve, transparente e flexível, auxiliando-o na tomada de decisão.

Outro fator importantíssimo é a segurança, o fato das informações estarem contidas num ambiente virtual permite que elas sejam copiadas e armazenadas em inúmeras plataformas, ou simplesmente na nuvem, tornando-as invulneráveis, por exemplo, à deterioração, roubo, perda ou acidentes como incêndios.

Não obstante, ao priorizar a digitalização dos documentos, é de se esperar uma economia considerável, uma vez que convivemos com uma legislação tributária essencialmente burocrática, e que o gasto com papel, tinta e até mesmo espaço pode ser uma realidade exacerbada para escritórios que ainda se sentem deslocados em termos de tecnologia ou inovação.

Por fim, para enfatizar sua importância nos dias mais atuais, onde todos precisam se adaptar aos tempos pandêmicos e de isolação social, ter um meio digital para interagir com a demanda é sem dúvida imprescindível, e as empresas que optaram cedo por essa modalidade ficaram praticamente isentos de lidar com contratempos abruptos, ou seja, o processo de transição ocorreu de maneira muito mais efêmera e natural. Nessa perspectiva, empreendedores são frequentemente lembrados das imprevisibilidades e incertezas do mercado, e agir de forma precavida pode inseri-los num cenário vantajoso.

Quer ter uma contabilidade digital? Entre em contato conosco e solicite uma proposta sem compromisso. Temos certeza que podemos ajudar!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *