Coronavírus Empresarial: Saiba como evitar e livrar seu negócio da falência!

Coronavírus Empresarial: Saiba como evitar e livrar seu negócio da falência!
Coronavírus Empresarial: Saiba como evitar e livrar seu negócio da falência

A dificuldade na gestão contábil é um mau que vem atingindo empresas de todos os segmentos e portes. E, mesmo não apresentando sintomas aparentes no início, a longo prazo pode acabar levando qualquer negócio a falência. Não é à toa que hoje ele é considerado o verdadeiro Coronavírus Empresarial.

Só para ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Causa Mortis, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma entre cada quatro empresas fecha antes de completar 2 anos. E entre os principais fatores apontados para esse fechamento, está a má gestão, principalmente da parte contábil do empreendimento.

A falta de uma boa gestão contábil pode desencadear vários problemas. Desde problemas com a Receita Federal, até contas que não fecham.

E assim como o coronavírus COVID-19 que atinge o mundo todo, se você não identificar o Coronavírus Empresarial e tratar desse problema o quanto antes, pode levar a sua empresa ao óbito (falência).

O que é Coronavírus Empresarial?

O Coronavírus Empresarial nada mais é do que uma analogia para se referir a má gestão contábil das empresas.

A verdade é que muitos empreendedores têm dificuldades em gerenciar a parte contábil, mas as vezes nem percebem que sofrem desse mau.

Com isso, acabam tendo problemas recorrentes dentro do negócio sem saber como lidar. E, muitas vezes, declaram falência por conta disso.

Focar em uma gestão contábil eficiente é importante uma vez que ela diz respeito as finanças do seu negócio, que estão ligadas a tudo. Quando você gerencia sua contabilidade de forma eficiente é possível:

  • Garantir que o faturamento cubra as despesas e ainda garanta lucro para o empreendimento;
  • Identificar novas oportunidades para o negócio;
  • Melhorar a gestão de estoque e também de mão de obra;
  • Tomar decisões de forma mais assertiva;
  • Evitar problemas com questões contábeis, como o pagamento de tributos;
  • Elaborar estratégias que ajudem no crescimento e fortalecimento do negócio.

Quais os sintomas de uma gestão contábil ineficiente

O Coronavírus Empresarial, ou seja, uma gestão contábil e financeira ineficiente possui vários sintomas. Mas é preciso um olhar clínico para identificá-los. Confira abaixo alguns deles:

·       Falta de conhecimento sobre gestão contábil

Quando o empreendedor não sabe quais são as despesas, lucro, fluxo de caixa, tributos e outros aspectos da gestão contábil, é um sinal claro de que a empresa pode estar sofrendo desse mal. Para identificar esse sintoma, basta dar uma olhada na rotina contábil da empresa.

Se ela tem problemas recorrentes de informações, ou até mesmo nem existe dados que mostrem como anda a contabilidade da sua empresa, é por que está na hora de procurar ajuda.

·       Falta de controle sobre a folha de pagamento

Todos os meses é a mesma coisa, algum funcionário tem algum erro na folha de pagamento. Sua empresa acaba tendo que fazer várias correções no sistema eSocial e os funcionários são claramente prejudicados.

Esse é mais um dos sintomas do Coronavírus Empresarial, que, inclusive, pode acabar desencadeando problemas trabalhistas graves para o seu negócio.

·       Problemas com o fluxo de caixa

Chegou no final do dia ou do mês e as saídas não batem com as entradas? Sempre há furos nos relatórios das finanças?

Esses são sinais claros de que o seu fluxo de caixa não está funcionando da maneira correta. E que você precisa fazer algo a respeito, urgente!

·       Problemas com aspectos tributários

Problemas com aspectos tributários representam um dos sinais mais graves do Coronavírus Empresarial. Afinal de contas, eles podem desencadear multas e outras penalidades graves para o empreendimento.

Inclusive, muitas empresas no Brasil atuam no enquadramento errado de regime tributário. Com isso, acabam pagando por impostos que nem deveriam pagar.

Se você constantemente precisa corrigir questões tributarias, ou já percebeu que a sua empresa tem características diferentes do regime tributário onde ela está, isso indica que ela está com problemas nessa questão.  

·       Não saber quais são os custos efetivos do negócio

Muitos empreendedores apenas fazem estimativas das despesas. Mas por conta da correria do dia a dia ou até mesmo por faltas de suporte especializado, não sabem exatamente quanto a empresa gasta para funcionar.

Com isso, muitos acham que estão lucrando, mas, na verdade, estão no vermelho. E você pode perceber isso facilmente através de sinais como, a empresa tem um bom faturamento, mas um lucro baixo, muitas vezes as contas não batem entre outros.

Coronavírus Empresarial: Como diagnosticar o problema

Coronavírus Empresarial: Como diagnosticar o problema

O primeiro passo é aceitar que ele existe e que a empresa precisa de ajuda para combatê-lo. Assim como cientistas do mundo todo estão analisando o vírus COVID-19 para buscar tratamento e cura, o seu negócio precisará de suporte especializado para lidar com esse problema.

Apenas uma prestadora de serviços especializada em contabilidade poderá analisar a situação atual do empreendimento, identificará os sintomas e com base nisso mostrar “o melhor caminho para livrar sua empresa desse problema.

O que fazer para combater o problema?

Quando falamos do Coronavírus COVID-19 que afeta seres humanos, ou até mesmo de qualquer outra gripe, existem algumas formas de evitar e tratar o problema. Usar álcool em gel e máscara, evitar o contato com pessoas, se vacinar, manter hábitos saudáveis entre outros.

E com o Coronavírus Empresarial não é diferente. Se você quer tratar desse problema vai precisar de soluções práticas e eficientes.

Ignorar os sintomas ou tentar resolver tudo sozinho só vai agravar ainda mais esse problema, podendo gerar consequências irreversíveis para o seu negócio. Para combater esse mal de maneira efetiva, você precisa buscar algumas soluções, tais como:

·       Terceirização da contabilidade

Uma das maneiras de acabar com o Coronavírus Empresarial é terceirizar a contabilidade. Com isso, é possível garantir um controle financeiro eficiente.

Existem empresas de contabilidade digital, por exemplo, onde o empreendedor recebe relatórios online periódicos sobre todas as questões financeiras do negócio. Ou seja, você fica sabendo em detalhes como está a saúde do negócio, quais são os aspectos que podem ser melhorados e quais ações podem gerar ainda mais lucro.

Isso sem falar, claro, em todo o suporte online especializado para tirar dúvidas e evitar erros na rotina contábil.

·       Consultoria

Qual empreendedor não ficou com dúvidas sobre determinada ação que envolva as finanças da empresa? Seja aumentar a equipe, mudar o regime tributário ou investir na ampliação do negócio.

Ao buscar uma consultoria em contabilidade, é possível tomar esse tipo de decisão de maneira assertiva. Afinal de contas, a empresa que irá dar a consultoria fará uma ampla análise da sua situação e com base nisso montará um plano de ação.

Tudo isso de maneira online para que seja mais fácil se comunicar e garantir ações rápidas e eficientes para o empreendimento.

·       Contabilidade em tempo real

Quando o assunto é contabilidade não dá para esperar dias para emitir uma nota, por exemplo. As ações precisam ser rápidas e precisas.

E quando você conta com uma solução de contabilidade em tempo real, tudo isso é resolvido de maneira otimizada. Além disso, você receberá informações e relatórios para garantir uma gestão contábil mais eficiente e sem erros.

Se você quer evitar ou até mesmo combater o Coronavírus Empresarial, a ContConnect – Soluções Contábeis pode te ajudar. Especializada em contabilidade digital, a empresa conta com serviços personalizados para empreendimentos de vários portes e segmentos. Conheça nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat