Coronavírus Empresarial:
Saiba como evitar e livrar seu negócio da falência!

Pequena logo da Contconnect

Coronavírus Empresarial:
Saiba como evitar e livrar seu negócio da falência!

A dificuldade na gestão contábil é um mau que vem atingindo empresas de todos os segmentos e portes. E, mesmo não apresentando sintomas aparentes no início, a longo prazo pode acabar levando qualquer negócio a falência. Não é à toa que hoje ele é considerado o verdadeiro Coronavírus Empresarial.

Isso mesmo! Assim como a doença que tem se alastrado pelo mundo, os problemas e desafios vivenciados na gestão financeira e contábil de muitas empresas também representam um problema alarmante e que merece atenção.

Só para ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Causa Mortis, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma entre cada quatro empresas fecha antes de completar 2 anos. E entre os principais fatores apontados para esse fechamento, está a má gestão, principalmente da parte contábil do empreendimento.

A falta de uma boa gestão contábil pode desencadear vários problemas. Desde problemas com a Receita Federal, até contas que não fecham.

E assim como o coronavírus COVID-19 que atinge o mundo todo, se você não identificar o Coronavírus Empresarial e tratar desse problema o quanto antes, pode levar a sua empresa ao óbito (falência).

O QUE É CORONAVÍRUS EMPRESARIAL?

O Coronavírus Empresarial nada mais é do que uma analogia para se referir a má gestão contábil das empresas.

A verdade é que muitos empreendedores têm dificuldades em gerenciar a parte contábil, mas as vezes nem percebem que sofrem desse mau.

Com isso, acabam tendo problemas recorrentes dentro do negócio sem saber como lidar. E, muitas vezes, declaram falência por conta disso.

Focar em uma gestão contábil eficiente é importante uma vez que ela diz respeito as finanças do seu negócio, que estão ligadas a tudo. Quando você gerencia sua contabilidade de forma eficiente é possível:

  • Garantir que o faturamento cubra as despesas e ainda garanta lucro para o empreendimento;

  • Identificar novas oportunidades para o negócio;

  • Melhorar a gestão de estoque e também de mão de obra;

  • Tomar decisões de forma mais assertiva;

  • Evitar problemas com questões contábeis, como o pagamento de tributos;

  • Elaborar estratégias que ajudem no crescimento e fortalecimento do negócio.

QUAIS OS SINTOMAS DE UMA GESTÃO CONTÁBIL INEFICIENTE

O Coronavírus Empresarial, ou seja, uma gestão contábil e financeira ineficiente possui vários sintomas. Mas é preciso um olhar clínico para identificá-los. Confira alguns deles abaixo:

FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE GESTÃO CONTÁBIL
Quando o empreendedor não sabe quais são as despesas, lucro, fluxo de caixa, tributos e outros aspectos da gestão contábil, é um sinal claro de que a empresa pode estar sofrendo desse mal. Para identificar esse sintoma, basta dar uma olhada na rotina contábil da empresa.

Se ela tem problemas recorrentes de informações, ou até mesmo nem existe dados que mostrem como anda a contabilidade da sua empresa, é por que está na hora de procurar ajuda.

FALTA DE CONTROLE SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO
Todos os meses é a mesma coisa, algum funcionário tem algum erro na folha de pagamento. Sua empresa acaba tendo que fazer várias correções no sistema eSocial e os funcionários são claramente prejudicados.

Esse é mais um dos sintomas do Coronavírus Empresarial, que, inclusive, pode acabar desencadeando problemas trabalhistas graves para o seu negócio.

PROBLEMAS COM O FLUXO DE CAIXA
Chegou no final do dia ou do mês e as saídas não batem com as entradas? Sempre há furos nos relatórios das finanças?

Esses são sinais claros de que o seu fluxo de caixa não está funcionando da maneira correta. E que você precisa fazer algo a respeito, urgente!

PROBLEMAS COM ASPECTOS TRIBUTÁRIOS
Problemas com aspectos tributários representam um dos sinais mais graves do Coronavírus Empresarial. Afinal de contas, eles podem desencadear multas e outras penalidades graves para o empreendimento.

Inclusive, muitas empresas no Brasil atuam no enquadramento errado de regime tributário. Com isso, acabam pagando por impostos que nem deveriam pagar.

Se você constantemente precisa corrigir questões tributarias, ou já percebeu que a sua empresa tem características diferentes do regime tributário onde ela está, isso indica que ela está com problemas nessa questão.

NÃO SABER QUAIS SÃO OS CUSTOS EFETIVOS DO NEGÓCIO
Muitos empreendedores apenas fazem estimativas das despesas. Mas por conta da correria do dia a dia ou até mesmo por faltas de suporte especializado, não sabem exatamente quanto a empresa gasta para funcionar.

Com isso, muitos acham que estão lucrando, mas, na verdade, estão no vermelho. E você pode perceber isso facilmente através de sinais como, a empresa tem um bom faturamento, mas um lucro baixo, muitas vezes as contas não batem entre outros.

 

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *