ContConnect

Como Como está sua Gestão Financeira?

Como Como está sua Gestão Financeira?

1) O que é Gestão Financeira?

Com o tempo, os profissionais envolvidos na vida empresarial identificam cada vez mais a necessidade de exercer um bom controle orçamentário; o fato determinante é que os recursos são escassos e, em decorrência disso, é necessária uma administração eficaz dos mesmos.

No que refere à gestão financeira, seu planejamento é o que normalmente distingue uma organização consolidada daquelas que lutam para sobreviver ou que precocemente fecham as portas. Mas, afinal, o que este termo denota?

Em contabilidade, gestão financeira significa planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades financeiras, como a obtenção e utilização de fundos, avaliação de risco, cálculo de investimentos e todas as outras coisas relacionadas a dinheiro. Significa, em resumo, aplicar os princípios gerais de gestão aos recursos financeiros da empresa.

Os objetivos de um controle financeiro podem ser vários, sendo os mais relevantes: a identificação e análise das variações ocorridas, correção dos erros detectados e, se necessário, o ajuste do plano orçamentário.

2) A importância da boa gestão financeira para seu negócio.

O gerenciamento adequado das finanças de um negócio promove a solidificação da organização empresária, garante um funcionamento eficiente do serviço e eventualmente encoraja a realização de novos investimentos. Por outro lado, caso haja incongruências durante o controle orçamentário, é possível que posteriormente seu negócio enfrente barreiras que gerem um entrave em seu desenvolvimento organizacional.

Desse modo, podemos concluir que uma gestão competente das finanças precede os resultados positivos alcançados pelo empresário, possibilitando a redução de despesas sobressalentes e uma melhor realocação dos recursos disponíveis.

3) A gestão financeira e a contabilidade devem andar juntas.

A gestão financeira é, portanto, de suma importância e não pode ceder espaço a imprecisões, independente do porte da empresa. Mesmo assim, alguns empreendedores, em especial os micros, não dão a devida atenção neste setor por contar imodestamente com a autossuficiência ou por se deparar com dificuldades para encontrar contadores qualificados, o que acaba prejudicando o respectivo crescimento empresarial.

Caso você seja um especialista, é possível sim gerenciar suas finanças por conta própria, mas ao visar a otimização do tempo, é absolutamente preferível a contratação de um profissional. Na maioria das vezes, as organizações têm um departamento exclusivo para os assuntos financeiros.

4) Como está efetivamente sua gestão financeira?

É praticamente impossível tomar uma decisão sem sequer conhecer a própria situação econômica. Alvejando uma adequada avaliação da gestão financeira da empresa, certos passos e termos financeiros devem ser esclarecidos para auxiliá-lo, confira alguns:

GESTÃO DIGITAL

CONFIRA ALGUMAS DICAS

1. Elaboração de um fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa é certamente o relatório mais importante para os analistas internos, isso porque ele resume todas as operações de entrada e de saída disponíveis em determinado período, sendo a forma mais direta de apresentar a situação financeira de uma entidade.

2. Gestão de pagamentos e cobranças

Para manter um bom fluxo de caixa, essa gestão faz-se fundamental, é sempre aconselhável, por exemplo, estipular prazos para receber antes de ter que pagar. Ao realizar essa gestão da forma correta, a receita se torna cada vez mais previsível.

3. Planejamento financeiro

Planejar-se financeiramente permite uma melhor alocação dos recursos, pois é feita a partir do momento que tem-se o controle das receitas e gastos, traçando detalhadamente um objetivo a ser alcançado. Se de alguma forma o que você leu neste artigo reflete em sua realidade, conte com a ContConnect para apoiá-lo em sua jornada empreendedora. Conheça nossos serviço

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *