Imposto de renda para afiliados e infoprodutores. Como regularizar os ganhos e pagar menos!

Pequena logo da Contconnect

Imposto de renda para afiliados e infoprodutores Como regularizar os ganhos e pagar menos!

O período do ano para a Declaração do Imposto de Renda chegou. E não é uma novidade o fato de que ela gera grande preocupação em muitas pessoas. Afinal, fazer a declaração é um passo importante e, para quem trabalha por conta própria e não paga o imposto diretamente na fonte, pode ser a hora de saber quanto será preciso pagar ao fisco neste momento.
No texto de hoje, trouxemos algumas dicas para quem quer se regularizar trabalhando como afiliado ou Infoprodutor – e, claro, declarar seu Imposto de Renda da melhor forma possível, economizando ao máximo. Veja abaixo!

Veja dicas para se regularizar e pagar menos imposto sendo afiliado ou infoprodutor digital

Quem trabalha com a internet descobre muito rapidamente que os ganhos podem dobrar e até triplicar em poucos meses. Bastam algumas vendas a mais e pronto: seu faturamento pode gerar, ao mesmo tempo, alegria com as vendas e preocupação com os impostos. 
Para quem trabalha de maneira controlada, vendo o mês a mês acontecer na sua frente, pode ser que esse rendimento mais alto não chegue a ser uma surpresa. Mas, pode acontecer do empreendedor não se estruturar e se planejar corretamente. Daí, o risco de ficar inadimplente com a Receita Federal é alto, e pode custar muito caro devido às multas e outros problemas. Por isso, trouxemos dicas que podem ser muito úteis nesse sentido. Vamos lá!

1- Sempre se planeje com antecedência

Falamos acima – mas é sempre bom relembrar – o quanto o planejamento financeiro faz diferença na hora de diminuir o gasto com o Imposto de Renda e com outros tributos. Se você é um empreendedor digital que começou agora a vender online ou até mesmo a receber os primeiros ganhos como afiliado, é preciso ter um bom planejamento e anotar cada depósito recebido. Também, prestar atenção para quando os rendimentos começarem a ficar muito altos, o que pode gerar encargos que, se não forem pagos na data correta, são capazes de trazer multas altíssimas e que vão ser difíceis de pagar mais para frente. Assim, a primeira dica é ter em mente que você precisa se planejar ao começar a vender algo pela internet ou quando começar a ter algum rendimento de maneira digital. E o motivo principal de tanto cuidado é simples: as vendas digitais tendem a crescer de forma exponencial, muitas vezes sem que a pessoa perceba. E esse maior volume de negócios na internet pode levar facilmente a uma penalização da Receita Federal, gerando dívidas com o fisco. Por isso, todo cuidado é pouco!

2- Se formalize

Outra coisa que acontece com alguns empreendedores digitais é acharem que, por venderem na Internet, não precisam de formalização como empresa ou mesmo como profissional autônomo. Mas, independente do local onde você está realizando as suas vendas, se você tem ou não um espaço físico ou um estoque, é preciso sempre buscar a formalização, especialmente a partir do momento em que os rendimentos ultrapassam o limite de Imposto de Renda Pessoa Física.

Mas, a nossa dica é que você nem mesmo espere até perceber que o seu limite de rendimento ultrapassou aquele que a Receita Federal estipula para obrigação da declaração: O ideal é se formalizar antes para se precaver e evitar as multas que falamos acima. E nesse caso, você pode contar totalmente com a ContConnect para abrir sua empresa e se estruturar bem com relação às questões contábeis. Somos especialistas em contabilidade digital.

3- Tenha uma conta bancária PJ

Por fim, uma boa dica para se regularizar e pagar menos impostos é ter uma conta no banco que seja da categoria PJ. A Conta PJ é aquela destinada às empresas e, hoje em dia, é possível abrir uma conta dessas em bancos digitais sem pagar nada, nem mesmo a anuidade do cartão de crédito. Abra sua conta e receba os valores dos seus rendimentos, seja como afiliado ou como vendedor digital, diretamente nela, transferindo para sua conta PF apenas o necessário.
Uma boa dica também é procurar um banco que ofereça o cartão de crédito PJ, que irá ajudar no processo de separar as contas da empresa das contas pessoais, permitindo que se economize com o imposto de renda.

4- Contrate um contador

Caso os seus rendimentos comecem a aumentar exponencialmente, como acontece com muitos Afiliados e Infoprodutores, o ideal é buscar a ajuda de um contador especializado, de preferência que tenha experiência neste tipo de segmento. Novamente, aqui na ContConnect podemos te auxiliar neste momento, especialmente se você tem rendimentos mais altos, onde é preciso pagar taxas ao fisco e emitir nota fiscal aos consumidores. Não deixe para fazer isso após receber uma multa ou ter algum problema na hora de vender seus produtos. Entre agora mesmo em contato com a gente e faça todos os processos de forma legal.

Conclusões

O Imposto de Renda para Afiliados e Infoprodutores é um desafio que merece ser analisado de perto. Todo mundo que empreende na internet precisa se preocupar com a burocracia, afinal, como dissemos, não importa de onde vem sua fonte de renda, a fiscalização continua a mesma. Então, procure sempre declarar seu imposto de renda, mantenha os impostos em dia e peça ajuda, caso necessário.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *